quarta-feira, 25 de março de 2009

Museu do Presunto e do Vinho

E, pronto...
Foi assim mesmo!
Em ambiente de festa, de convívio, de amizade, de alegria.
No fundo...da forma que o Agostinho, (gerente da Adega Avelino e do Museu do Presunto) já nos habituou.

O Museu do Presunto e do Vinho, na Rua António Pereira da Silva


E ninguém faltou à chamada, neste dia grande para a cidade de Vizela. Comemoravam-se 11 anos da elevação de Vizela a Concelho e não havia melhor data para homenagear dois homens muito queridos na historia familiar do Agostinho. O seu avô materno, José Fernandes, o Morgado de Sto. Adrião, como era conhecido por estas paragens e o seu extremoso pai Avelino Novais Ribeiro, homem de fibra e rija tempera, lutador, ele também, das causas de Vizela e do seu anseio ancestral que, infelizmente, não consegui ver: A elevação de Vizela à categoria de Concelho, terra livre e senhora do seu destino.

O Morgado de Santo Adrião era um negociante de presuntos reputado e respeitado, enquanto que Avelino Ribeiro se tornou um conhecedor de vinhos, em que privilegiava o bom verde da região, sem menosprezar o maduro do Douro ou Alentejo.

Enfileirados, no local próprio, uns "Patas Negras" esperam "pacientemente"


É um pouco numa homenagem a estes dois homens, que nasce esta casa, que sem descurar a vertente económica/financeira, se propõe ser um espaço de lazer e convívio, em que jovens e menos jovens se podem encontrar, num amplexo de gerações, em que o bem comer, se pode aliar à aquisição de néctares escolhidos pelos Deuses e abençoados pelo homem.

Albano Agostinho, no momento solene de Boas Vindas aos seus convidados


Um referência final para duas pessoas que ficarão aqui perpetuadas: A Maria Lima, jovem distinta de Vizela, de uma beleza ímpar, contagiante e bem disposta que, num gesto de pura amizade, aceitou de bom grado o convite do Agostinho para ser madrinha desta casa e o Sr. António Moura Campelos, jovem na casa dos oitenta, que na sua filosofia de vida bem vivida, dá a esta casa um sabor de saber.

Que seja uma casa que engrandeça Vizela...

O momento mais alto da inauguração: Maria Lima, rodeada do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vizela e do anfitrião, Albano Agostinho